Evento conta com exposição de aeronaves e seviços prestados por empresas do setor. Capital goiana foi escolhida por ser destaque na aviação nacional
Terminou na Quarta-Feira(1 Dez), em Goiânia, a primeira edição da Feira Aviation XP, que está debatendo os principais temas da aviação geral no Centro-Oeste. A capital goiana foi escolhida para sedia o evento, que reúne fabricantes, proprietário de aeronaves e players do mercado, por ser referência nacional na prestação de serviços aeronáticos. O encontro contará com palestras, mesas redondas, exposição de aeronaves e de serviços prestados por empresas ligadas ao setor.
Organização pela G2C Events, o encontro do trade da aviação é realizado no Aeródromo Nacional de Aviação SBNV, Hangar Oton Parts, no Setor Novo Planalto. O Estado é o terceiro do país em númer de bases de manutenção. De acordo com a edição 2021 do anuário da aviação Civil, Goiás possui 50 bases de manutenção de aeronaves, três a mais do que foi registrado em 2020, sendo mais de 30 em Goiânia.
Em tamanho de frota de aeronaves da chamada aviação geral, que envolve aviões para agroaviação, serviços aeromédicos e táxi-aéreo, Goiás está em quarto lugar no ranking nacional. Das 15.675 aeronaves categorizadas para uso da aviação geral, 1.224 estão registrados em solo goiano, que fica atrás apenas de São Paulo (3.911), Mato Grosso (1.466) e Minas Gerais (1.313). O Centro-Oeste brasileiro detém ainda 46% dos aeródromos privados do país e um total de 3.595 aeronaves de variados portes.
O Polo Aeronáutico Antares, que está com suas obras em andamento em Aparecida de Goiânia e que será voltado para aviação executiva, manutenção de aeronaves e operações de logística, também participa do evento. Para Rodrigo Neiva, diretor comercial do Antares, a participação na Aviation XP é uma oportunidade para apresentar o polo aeronáutico para o mercado da aviação, além da troca de ideias e experiências com novos e futuros parceiros de negócios. “É uma grande chance para que as empresas do setor possam mostrar suas novas tecnologias e trocar experiências. Participamos desse evento para apresentar o projeto, que não é só para Goiás, mas para todo o Brasil, pela localizção privilegiada, no centro do País”, avalia.
Para o diretor comercial do Antares, é de suma importância para a aviação de Goiás essa oportunidade de reunir num só lugar grandes players da manutenção de aeronaves, da aviação executiva e todos os segmentos que compõem a aviação geral. “O nosso Estado é hoje uma referência nacional em seviços de manutenção de aeronaves, abrigando inúmeras empresas e cuja maioria é certificada internacionalmente”, destaca o executivo. O Antares Polo Aeronáutico promete ser a maior infraestrutura aeroportuária do Centro-Oeste voltada para a aviação executiva, manutenção e operações logísticas, num investimento de R$ 100 milhões.
Hozzászólások