top of page
Âncora 1

Goiânia cai 9 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022

Goiânia caiu 9 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios de 2022. A capital agora passa a ocupar a 88ª posição.

Todos os municípios são avaliados a partir de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.

Dentre as dimensões, a sociedade é a que teve o maior peso na avaliação(42,4%), seguida pela dimensão economia(38,1%) e pela dimensão instituições(19,5%).


De acordo com a CLP, a diferença é justificado pela disponibilidade e qualidade dos dados e informações para mensurar cada face da competitividade municipal:


Sustentabilidade Fiscal

Funcionamento da Maquina Pública

Acesso à Saúde

Meio Ambiente

Qualidade da Saúde

Acesso à Educação

Qualidade da Educação

Segurança

Saneamento

Inserção Econômica

Inovação e Dinamismo Econômico

Capital Humano

Telecomunicações


Goiânia que caiu 9 posições, perdeu todas essas colocações na Economia.

Isso impulsionado por quedas no Capital Humano (-39), e Telecomunicações (-51). Mas a capital também desce sua avaliação em outros pilares, como funcionamento da Máquina Pública (-11), Qualidade da Educação (-14), Saneamento (-7), Meio Ambiente (-4) e Acesso à Saúde.


Capital Humano leva em conta questões como taxa de matrícula no ensino fundamental e no ensino médio, além da qualificação dos trabalhadores em emprego formal com o ministério do trabalho, em que é a 23ª do país.

Nas Telecomunicações, a capital perdeu 128 posições no indicador de acessos de telefonia móvel 4G. Quando o assunto é banda larga, Goiânia caiu 70 colocações em alta velocidade e 15 em fribra óptica. O Coordenador de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda, diz que essa queda é porque os demais municípios melhoraram, enquanto Goiânia estagnou.

No saneamento, o coordenador também explica que as quedas de Goiânia tê mais a ver com o avanço de outros municípios. A capital, por exemplo, perdeu 16 posições na cobertura da coleta de resíduos domésticos. “Embora 99% da cidade tenha cobertura de resíduos domésticos, como esse número varia pouco entre as cidades, Goiânia acaba ficando na posição de 147ª, porque todas que estão acima disso têm décimos maiores”

Comentários


bottom of page