Goiânia(e mais 4 capitais) estão se preparando para ter o sinal de internet 5G funcionando até 29 de setembro de 2022, segundo a Secretaria de Governo da capital. Porém, ainda sem data definida. Brasília foi a primeira cidade do país a contar com o chamado "5G puro", oferecido na faixa de 3,5 gigahertz.
Chefe da Segov, Michel Magul disse que Goiânia tem 23 antenas já autorizadas a receber e transmitir o sinal de internet 5G, das quais 10 já estão prontas para entrar em operação.
"São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador são capitais em que a EAF [entidade administradora de faixa] está trabalhando, mas até o momento ela não adiantou nada sobre data", afirma
Durante a preparação para operação do 5G, deve ser feita a "limpeza da faixa" de 3,5GHz, que será usada pelo 5G. Alguns serviços que usam a frequência devem ser transferidos para outra faixa. O prazo da Anatel para que este sinal esteja limpo para transmissão exclusiva do 5G é 29 de agosto.
A Secretaria de Planejamento (Seplan) informou que há "22 antenas de telefonia voltadas à tecnologia 5G instaladas na capital, mediante autorização do poder público municipal". Elas estão nos setores: Bueno, Vila Concórdia, Vila Teófilo Neto, Nova Vila, Morais, Alphaville Araguaia, Universitário, Jardim Planalto, Conjunto Riviera, Sul, Central, Tijuca, Marista, Oeste, São José, Aeroviário, Jardim América, Santos Dumont e Faiçalville.
Comentarios