A inflação oficial do país, o IPCA, subiu 0,85% em fevereiro em Goiânia, a informação foi divulgada na sexta-feira (10/mar) pelo IBGE. Foi a sétima maior variação do IPCA no País. No acumulado nos últimos 12 meses, a inflação é de 4,18% em Goiânia.
A alta em fevereiro foi influenciada principalmente pelo grupo Educação, que colaborou com 0,4 ponto percentual (p.p.) com destaque para o reajuste dos cursos regulares (9%), especialmente para o ensino fundamental (11,2%) e ensino superior (6,8% ). Já os cursos diversos subiram 4,7%, com aumento de 5,9% em curso preparatório e de 7,2% em curso de idioma.
Com alta de 1,04% em fevereiro, contribuiu com 0,25 ponto para o aumento do IPCA na capital goiana. Principal motivo: aumento nos preços dos combustíveis, com alta média de 2,75% em fevereiro. Sendo que a gasolina teve alta média de 3,3% e o etanol de (1,5%. Já o preço médio do litro do óleo diesel caiu 2,6%.
Os produtos de alimentação e bebidas tiveram queda de 0,8% em fevereiro, com destaque para carnes, óleo de soja, café e batata. Mas houve aumento no preço médio do lanche (0,7%), pão francês (0,6%), arroz (4,5%) e leite longa vida (2,6%).
O terceiro grupo com maior peso mensal é habitação, que apresentou recuo de 0,3%, devido à queda na conta de energia elétrica residencial, por conta da bandeira verde. Em seguida, vêm os grupos de saúde e cuidados pessoais e de despesas pessoais, ambos com aumentos de 0,78%.
Comments