A administração do presidente Joe Biden deve permitir que a cidade de Nova York avance com um programa histórico que cobrará pedágio de veículos que entram em Lower Manhattan, após o término de um período de debate público, nesta segunda-feira (12).
O pedágio é formalmente conhecido como Central Business District Tolling Program (Programa de Pedágio do Central Business District) — mas é comumente chamado de “preço de congestionamento”.
Na prática, funciona como qualquer outro pedágio, mas como cobra especificamente das pessoas que dirigem na área de tráfego intenso abaixo da rua 60, em Manhattan, seria o primeiro programa desse tipo nos Estados Unidos.
As propostas variam de cobrar dos veículos US$ 9 a US$ 23 [R$ 43,74 a R$ 111,78] durante o horário de pico, e deve entrar em vigor na próxima primavera [outono no Brasil].
A partir daí, a Autoridade de Transporte Metropolitano de Nova York (MTA, na sigla em inglês) pode finalizar as taxas de pedágio, bem como descontos e isenções para determinados motoristas.
A cidade de Nova York ainda está se recuperando do impacto devastador da pandemia de Covid-19. Os defensores dos preços de congestionamento dizem que é uma parte crucial da recuperação da cidade e uma maneira de reimaginá-la para o futuro.
“Este programa é fundamental para o sucesso de longo prazo da cidade de Nova York”, disse a governadora Kathy Hochul, em mês de maio.
O plano também marcaria o ponto culminante de mais de meio século de esforços para implementar a tarifação do congestionamento na cidade de Nova York.
Os defensores da taxa de congestionamento esperam que o programa crie mais espaço para comodidades como calçadas mais largas, ciclovias, praças, bancos, árvores e banheiros públicos.
“Há 100 anos decidimos que o automóvel era o caminho a seguir, então estreitamos as calçadas e construímos rodovias”, disse Sam Schwartz, ex-comissário de trânsito da cidade de Nova York e fundador de uma empresa de consultoria de mesmo nome. “Mas o futuro da cidade de Nova York é que o pedestre seja rei e rainha. Tudo deve ser subserviente ao pedestre.”
Fonte: CnnBrasil
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