Modelo d9w Marcoplo tem condicionado ionizado, carregadores de celular e sinal wi-fi.
O governador Ronaldo Caiado apresentou, nesta 2ª feira (17), no estacionamento do Estádio Serra Dourada, em Goiânia, um ônibus articulado 100% elétrico, modelo escolhido para substituição da frota que circula no Eixo Anhanguera.
Com objetivo de completar a linha do eixo nesse semestre, receberá 106 novos ônibus para substituir a atual frota, que é composta por 86 ônibus.
O veículo é produzido pela montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), com fábrica em Campinas (SP). O objetivo é promover a eletrificação da frota de transporte coletivo e requalificar o corredor por onde trafega. A iniciativa é implementada por meio da Metrobus com o governo com o consórcio formado pelas empresas Enel X, Marcopolo e Consórcio HP-ITA (Urbi Mobilidade Urbana).
No Brasil embora outras cidades estejam avaliando o veículo, Goiânia é a primeira a concretizar a compra do modelo batizado de Attivi Express que é apontado como mais confortavel, estável e seguro do que os similares em circulação
A última substituição total da frota do Eixo Anhanguera foi realizada há 10 anos. Isso dar à Goiânia o diferencial, diminuindo 110 toneladas de CO2 emitidos anualmente. O veículo elétrico apresentado é do modelo D9W carroceria Marcopolo.
A promessa é de autonomia para percorrer 250 quilômetros, com até 5 horas para recarga da bateria feita de fosfato de ferro e o dispositivo de carregamento do ônibus, com tecnologia Enel-X, que já foi instalado na garagem da Metrobus.
O ônibus é um articulado de 22 metros de comprimento com capacidade para transportar 170 passageiros, sendo 59 sentados, com espaço reservado para cadeirantes.
O consumo energético, segundo a empresa fabricante, é equivalente a 1,2 KWh/Km, com menor custo operacional e de manutenção que um veículo convencional.
Os motores elétricos ficam embutidos nas rodas do eixo traseiro alem de ser silenciosos.
O modelo apresentado, em Goiânia, tem vários recursos, como 6 câmeras de alta definição, 2 delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos.
O presidente da Enel Goiás, José Nunes, observou que para se chegar aos resultados, é preciso integrar e o diretor de negócios da Enel com o Governo goiano, Carlos Eduardo, explicou que a empresa adminstra hoje mais de 1,8 mil veículos em todo o mundo, sendo 1,3 mil elétricos. E destaca que o 1º modelo de 22 metros será experimentado em Goiânia
Comments